Como inovar em sala de aula?
Em primeiro lugar: o que é inovação? E de que forma podemos utilizar no nosso dia a dia e na nossa sala de aula?
A inovação é uma palavra com diversos sentidos de interpretação e depende pontualmente da sua aplicação. Basicamente, inovar consiste em explorar novas ideias que visam transformar e evoluir processos anteriores.
Construir um aprendizado significativo envolve muita determinação, por parte dos educadores e, na educação, acompanhamos diversos períodos e momentos em que houveram inovação, como por exemplo: nas formas de educar na pandemia, onde estudantes, famílias, escolas e seus educadores tiveram que adaptar e reformular em 360° o seu modo de aprendizagem.
Entretanto, a inovação não é representada somente por momentos históricos. A inovação pode acontecer diariamente, na nossa casa, no nosso trabalho e, até mesmo, na sala de aula.
Confira abaixo algumas dicas que separamos para que você, professora, possa trabalhar com inovação no seu dia a dia:
- Promover atividades que fomentem ações diversificadas em sala de aula, trazendo o aluno para o protagonismo;
- Propor iniciativas que promovam o diálogo entre os estudantes, fortalecendo também as relações coletivas;
- Instigar a participação em diferentes cenários, utilizando ferramentas lúdicas como a imaginação para enriquecer o repertório criativo de cada criança;
- Investir em pesquisa: Estudar e estar sempre em busca de atualizações e ferramentas como jogos e recursos que visam auxiliar no desenvolvimento cognitivo e emocional de cada estudante.
Não existe fórmula mágica ou uma receita pronta de como inovar e ser uma professora “fora da caixa”. A busca será constante, mas ter consciência sobre quais são os passos que podem te ajudar a trilhar esse caminho pode ajudar bastante, não é mesmo?
Em nossos canais, você poderá contar com a nossa equipe através de dicas práticas para aplicar na sua sala de aula, assim como enviar as suas dúvidas para conversarmos sobre diferentes temáticas relacionadas à educação.
Clique aqui e acompanhe-nos no:
Deixe um comentário