Como divulgar o seu trabalho como professora?
Nos dias atuais, as profissões multitarefas vêm crescendo exponencialmente. Não é diferente no setor de educação, onde uma professora pode atuar como docente em sala de aula, como professora particular, como consultora pedagógica e exercer diversas outras atividades. Diante disso, é importante avaliarmos, inicialmente, a postura profissional pessoal da professora e a sua função pretendida, por exemplo: “Quero atuar como professora particular, o que devo fazer para divulgar o meu trabalho?”
Nos dias de hoje, a autoridade de imagem e conteúdo trazem muito valor para o perfil de um profissional, e as redes sociais são grandes aliadas nesse processo. Porém, existem alguns fatores que podem alavancar esse crescimento e outros que podem anular todo o trabalho já feito, é importante ter esse cuidado. Separamos algumas dicas especiais para você iniciar ou aperfeiçoar a sua jornada no digital:
- Analisar e determinar o seu público-alvo: se você pretende atuar como professora particular, vale analisar qual é a faixa etária dos estudantes e também a faixa etária dos seus responsáveis, para criar conteúdos que se alinhem com as expectativas dos pais sobre o que é ensinado para o estudante. Você não vai ensinar o estudante na rede social, mas a família tem interesse em saber sobre qual conteúdo você vai abordar, de que forma você vai trabalhar e quais são os seus valores como profissional, mas lembre-se: Valor é diferente de preço!
- Seguindo na linha sobre a divulgação de preços, geralmente costumamos avaliar caso a caso, para entender de fato o seu cliente (estudante e família) e o que eles estão buscando.
- O visual da sua página, bem como as suas fotos, o local onde você ministra a aula, como você atua na sua rotina pode mostrar bastante sobre quem você é e como você trabalha, dando segurança e confiabilidade para quem pode vir a contratar os seus serviços.
- No seu perfil, selecione uma lista de conteúdos que você gostaria de abordar que seriam do interesse do seu público e planeje esse material com antecedência para que a gestão da sua página não interfira ou atrapalhe a sua rotina como professora: o Trello é uma excelente ferramenta de gestão de tempo e planejamento!
- Fazer um curso básico de marketing digital e vendas pode auxiliar e muito no início da construção da sua página pessoal, mas lembre-se: se você é contratado por uma família por ter autoridade no assunto, ser especializada e formada, você também pode contratar profissionais para cuidar da sua página para você: existem designers, gestores de redes sociais, criadores de sites que podem valorizar ainda mais a sua marca pessoal de forma profissional e assertiva no que você busca.
- Esteja sempre aberto para ouvir o seu público: tenha um e-mail profissional particular, responda os seus directs, abra caixinha de perguntas nos stories para justamente identificar o que o seu público quer que você traga de conteúdo. O engajamento será muito mais assertivo.
- Não esqueça de compartilhar provas sociais dos seus clientes: as pessoas gostam de ver quem já aprovou e indica aquele profissional! Tire prints dos retornos que você recebe (conversas) e peça autorização para divulgar, cuidando do uso de imagem.
Gostou das dicas? Agora é hora de colocar em prática e, também, compartilhar com quem você sabe que está precisando. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
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