Como trabalhar a tabuada com jogos?

Como trabalhar a tabuada com jogos?

Quando falamos no ensino da tabuada, comumente surgem as seguintes perguntas: Temos que treinar a tabuada com os nossos estudantes? É importante esse processo de memorização?

Antes de pensarmos nessa prática mais sistemática, precisamos garantir que os nossos estudantes tenham compreendido o processo de construção da tabuada. Nesse sentido, devemos ter clareza de que a compreensão deve ser consolidada antes do processo de memorização. Afinal, memorizar apenas por memorizar não faz sentido, não é mesmo? Precisamos atribuir significado ao que está sendo desenvolvido!

Depois que a criança compreendeu todo o processo, construiu os conceitos necessários, podemos entrar com a etapa da memorização, tendo em vista que a memória é de extrema importância no processo de aprendizagem.

Uma criança que conseguiu memorizar a tabuada apresenta maior fluência na resolução de cálculos, assim como no desenvolvimento de outras habilidades matemáticas. Por isso, precisamos ajudar nossos estudantes nesse processo de memorização, após o processo de compreensão.

Mas calma! Isso não quer dizer que vamos todos os dias “cantar” a tabuada com a nossa turma ou realizar ditados que geram um clima de tensão em todos.

Vamos ajudar nossos estudantes nesse processo de memorização através de  situações lúdicas e prazerosas, garantindo um ambiente rico de aprendizagens.

Separamos alguns jogos para garantirmos momentos de memorização da tabuada que os seus estudantes vão AMAR!

Coordenadas da multiplicação: O jogo é composto por 20 peças de dominó, 1 tabuleiro e 4 conjuntos de fichas. O tabuleiro do jogo corresponde ao produto de todos os números (tabuada pitagórica). Podem participar 4 crianças, sendo distribuídas 20 fichas da mesma cor para cada. As peças do dominó ficam com as faces viradas para baixo. O primeiro jogador irá virar duas peças do dominó e identificar a quantidade total de bolinhas em cada peça. Quando a primeira criança conseguir obter 3 peças na sequência (vertical, horizontal ou diagonal), ela deverá retirar suas peças e ganhar 20 pontos a mais pela trinca feita. Vence o jogo o estudante que, ao final da partida, obtiver o maior número de pontos.

Batalha dos números (material disponível no curso RAP da Escola Protagonista): Dois estudantes, um de cada vez, deverão sortear duas cartelas e posicioná-las no tabuleiro. Em seguida, deverão realizar a multiplicação a partir dos dois números sorteados. Vence a rodada o estudante que conseguir obter o resultado maior.

Máquina de multiplicar: O jogo é composto por duas roletas, numeradas de 1 até 10, e cartelas com números. Para iniciar a brincadeira, a professora deverá girar as roletas. Os números sorteados deverão ser multiplicados pelos estudantes, que deverão identificar se possuem o resultado correspondente em sua cartela. Por exemplo: ao sortear os números 2 e 8 nas roletas, as crianças que tiverem o número 16 na cartela deverão fazer a marcação. Vence o jogo quem completar primeiro a sua cartela.

Quer mais dicas sobre como trabalhar a tabuada com jogos? Abaixo disponibilizamos acesso a nossa live que realizamos no dia 22/09, cheia de ideias e aplicações para a sua sala de aula!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
E-mail: illuminare.atelie.didatico@gmail.com