Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the woocommerce domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u903968993/domains/illuminareateliedidatico.com.br/public_html/aplicacao/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u903968993/domains/illuminareateliedidatico.com.br/public_html/aplicacao/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u903968993/domains/illuminareateliedidatico.com.br/public_html/aplicacao/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio redux-framework foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u903968993/domains/illuminareateliedidatico.com.br/public_html/aplicacao/wp-includes/functions.php on line 6114
Como trabalhar a tabuada com jogos? – Illuminare Ateliê Didatico

Como trabalhar a tabuada com jogos?

Como trabalhar a tabuada com jogos?

Quando falamos no ensino da tabuada, comumente surgem as seguintes perguntas: Temos que treinar a tabuada com os nossos estudantes? É importante esse processo de memorização?

Antes de pensarmos nessa prática mais sistemática, precisamos garantir que os nossos estudantes tenham compreendido o processo de construção da tabuada. Nesse sentido, devemos ter clareza de que a compreensão deve ser consolidada antes do processo de memorização. Afinal, memorizar apenas por memorizar não faz sentido, não é mesmo? Precisamos atribuir significado ao que está sendo desenvolvido!

Depois que a criança compreendeu todo o processo, construiu os conceitos necessários, podemos entrar com a etapa da memorização, tendo em vista que a memória é de extrema importância no processo de aprendizagem.

Uma criança que conseguiu memorizar a tabuada apresenta maior fluência na resolução de cálculos, assim como no desenvolvimento de outras habilidades matemáticas. Por isso, precisamos ajudar nossos estudantes nesse processo de memorização, após o processo de compreensão.

Mas calma! Isso não quer dizer que vamos todos os dias “cantar” a tabuada com a nossa turma ou realizar ditados que geram um clima de tensão em todos.

Vamos ajudar nossos estudantes nesse processo de memorização através de  situações lúdicas e prazerosas, garantindo um ambiente rico de aprendizagens.

Separamos alguns jogos para garantirmos momentos de memorização da tabuada que os seus estudantes vão AMAR!

Coordenadas da multiplicação: O jogo é composto por 20 peças de dominó, 1 tabuleiro e 4 conjuntos de fichas. O tabuleiro do jogo corresponde ao produto de todos os números (tabuada pitagórica). Podem participar 4 crianças, sendo distribuídas 20 fichas da mesma cor para cada. As peças do dominó ficam com as faces viradas para baixo. O primeiro jogador irá virar duas peças do dominó e identificar a quantidade total de bolinhas em cada peça. Quando a primeira criança conseguir obter 3 peças na sequência (vertical, horizontal ou diagonal), ela deverá retirar suas peças e ganhar 20 pontos a mais pela trinca feita. Vence o jogo o estudante que, ao final da partida, obtiver o maior número de pontos.

Batalha dos números (material disponível no curso RAP da Escola Protagonista): Dois estudantes, um de cada vez, deverão sortear duas cartelas e posicioná-las no tabuleiro. Em seguida, deverão realizar a multiplicação a partir dos dois números sorteados. Vence a rodada o estudante que conseguir obter o resultado maior.

Máquina de multiplicar: O jogo é composto por duas roletas, numeradas de 1 até 10, e cartelas com números. Para iniciar a brincadeira, a professora deverá girar as roletas. Os números sorteados deverão ser multiplicados pelos estudantes, que deverão identificar se possuem o resultado correspondente em sua cartela. Por exemplo: ao sortear os números 2 e 8 nas roletas, as crianças que tiverem o número 16 na cartela deverão fazer a marcação. Vence o jogo quem completar primeiro a sua cartela.

Quer mais dicas sobre como trabalhar a tabuada com jogos? Abaixo disponibilizamos acesso a nossa live que realizamos no dia 22/09, cheia de ideias e aplicações para a sua sala de aula!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
E-mail: illuminare.atelie.didatico@gmail.com