Estratégias pedagógicas para professoras particulares

Estratégias pedagógicas para professoras particulares

Atuar como professora particular exige conhecer a realidade da criança e seu contexto familiar, assim como compreender quais são as expectativas da escola e da família com o atendimento. Somado a isso, torna-se indispensável avaliar as potencialidades e dificuldades do estudante para desenvolver o planejamento das aulas e selecionar com intencionalidade e assertividade as estratégias pedagógicas.

Diferente da atuação em sala de aula, que precisa considerar o perfil do grupo, o atendimento particular é um encontro pensado exclusivamente para a criança, com ações e intervenções direcionadas para as suas necessidades e interesses.

Para atingirmos a necessidade do estudante e direcionarmos nossas ações pedagógicas, separamos 8 estratégias que não podem faltar no atendimento particular:

Entrevista inicial: Converse com a família sobre a criança, a rotina familiar e as dificuldades que estão enfrentando. Explique como irá funcionar o atendimento, quais recursos serão utilizados e pontue as combinações necessárias para o início das aulas, estabelecendo uma parceria desde o primeiro contato.

Reunião com a escola: Faça contato com a escola para compreender como está o desenvolvimento da criança no espaço escolar e crie estratégias junto com a equipe pedagógica para favorecer o desenvolvimento do estudante.

Organização do ambiente de estudo: Organize com a criança e com a família um espaço adequado para as aulas. É importante que seja um local silencioso, com poucos estímulos externos, boa iluminação e com os materiais necessários para as atividades.

Elemento surpresa das aulas: A motivação é uma estratégia indispensável para as aulas. Por isso, ative a imaginação e interesse da criança através de um elemento surpresa (livro, caneta especial para escrever um texto, jogo, brincadeira, adesivos…), que pode aparecer no início ou no final da aula.

Recursos variados e personalizados: Utilize diferentes recursos didáticos e crie materiais personalizados. A criança precisa perceber que a atividade proposta foi pensada para ela, despertando maior interesse pela atividade.

Atividades extras: Ofertar atividades extras auxilia na criação de hábitos de estudo, interação com a família e sistematização do que foi explorado em aula. Porém, é importante conhecer a realidade da criança para ofertar atividades na medida certa: Priorize atividades lúdicas e contextualizadas.

Tarefa de casa: Combine com a família se as tarefas da escola serão feitas no atendimento particular. Aproveite esses momentos para realizar boas intervenções e ir além do material disponibilizado.

Feedback para família: Compartilhe com a família os avanços do estudante e o caminho pedagógico que está sendo percorrido. A família precisa ter um retorno das aulas e ser reconhecida como parceira desse processo.

Se você quer despertar o interesse do seu aluno particular através de recursos didáticos interativos, lúdicos e com muita intencionalidade, conheça os nossos materiais específicos para cada aprendizagem:

ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA
ORTOGRAFIA
PRODUÇÃO TEXTUAL

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CONTATO
E-mail: illuminare.atelie.didatico@gmail.com